A TV digital já está no ar na cidade de Porto/PI, através de uma parceria da Prefeitura Municipal e do Ministério das Comunicações, por meio do Programa Digitaliza Brasil. O sinal digital é gratuito e disponibiliza aos telespectadores portuenses alta qualidade em imagem e som, sem chuviscos ou distorções. Toda a infraestrutura foi montada na Avenida Matias Olímpio, de onde sai o sinal para os portuenses.
No momento oito canais já estão no ar liberados, entre eles a Rede Meio Norte de Teresina e os canais TV Brasil 1 e 2, TV Câmara, TV Escola, TV Senado e Canal Saúde. Também é possível assistir em dispositivos móveis, como celulares.
Para receber o sinal é preciso ter uma televisão que aceite o sinal digital, ou adquirir um conversor, no caso de TVs mais antigas, e ter uma antena externa UHF/VHF. Para os televisores fabricados depois de 2010, não é preciso adquirir o conversor, já que eles têm o equipamento embutido.
Posso usar uma antena interna?
Sim. Um dos motivos de o Brasil ter optado pelo padrão atual de TV Digital foi proporcionar que a antena em cima da televisão capte o sinal. Porém, a antena interna só funciona bem em lugares onde o sinal é forte e com qualidade. Por isso, o mais recomendado é uma antena externa.
Onde devo instalar minha antena?
Para melhor recepção, a antena tem que estar apontada para as torres de transmissão. Para evitar interferências, instale-a na parte mais alta da casa acima do telhado. Você pode usar uma antena interna caso o sinal na sua região seja forte.
Que tipo de TV pega o sinal digital?
Atualmente, a maioria dos modelos de TV pega o sinal digital, basta que tenha um conversor de sinal e uma antena UHF. Se você vai comprar um aparelho novo, confira se a embalagem do produto contém o selo DTV. Esse selo garante que o produto está de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e está apto para receber o sinal digital, necessitando apenas de uma antena UHF, sem a necessidade do conversor.