Cidade de Porto, 27 de julho de 2024

Secretário de Saúde de Porto participa em Parnaíba do Projeto de Qualificação da Atenção Ofertada às Pessoas Idosas na Atenção Primária à Saúde

O Secretário Municipal de Saúde de Porto, enfermeiro Murillo Sotero, que também é coordenador da CIR-COCAIS e membro do Conselho Fiscal do COSEMS-PI, participou do Projeto “Qualificação da Atenção Ofertada às Pessoas Idosas na Atenção Primária à Saúde”, realizado de 30 de março a 01 de abril na cidade de Parnaíba, por meio de uma parceria entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI-Ministério da Saúde) e o Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (DGero/UFSCar).

Esse projeto tem como objetivo oferecer apoio técnico aos gestores estaduais e municipais da APS assim como a técnicos de referência que atuam na gestão da atenção à pessoa idosa. Além disso, visa a qualificação da atenção ofertada às pessoas idosas por meio da ampliação do cadastramento e implementação da avaliação multidimensional com consequente desenvolvimento de plano de cuidados individual da pessoa idosa e organização da Rede de Atenção voltadas à essa população.

A programação contou com oficinas abordando várias temáticas, entre elas: avaliação multidimensional da pessoa idosa e diagnóstico situacional, rede de serviços de atenção e linhas de cuidado, ferramentas de gestão (identificação e classificação de barreiras), cenários de implantação da avaliação multidimensional da pessoa idosa, entre outros.