Cidade de Porto, 16 de abril de 2024

Prefeitura de Porto realiza X Conferência Municipal de Saúde. VEJA AS FOTOS!

A Prefeitura de Porto, região Norte do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, 09/06, a  X Conferência Municipal de Saúde na Escola Municipal Profª Teresinha Bastos.  Os participantes do evento discutiram o “Acesso, Qualidade e Humanização na Saúde” municipal de Porto.

Com o objetivo de reavaliar e reformular planejamento e ações em saúde, a Conferência Municipal foi um importante momento para que se estabelecesse diálogos com a população presente a cerca dos direitos à Saúde e em defesa do SUS, onde foi analisado potencialidades e dificuldades do município. Três eixos(subtemas) foram debatidos pelos participantes: Qualificação da Gestão em Saúde, Qualificação da Atenção Integral à Saúde e Qualificação da Vigilância em Saúde.

O Prefeito Profº Dó Bacelar foi uma das autoridades presentes e em seu pronunciamento, destacou a importância da Conferência para debater assuntos de relevância na área da Saúde. O Vice-Prefeito Elias Pessoa também participou, assim como secretários municipais, vereadores, coordenadores, representantes de sindicatos e entidades não-governamentais, além dos vários servidores que atuam na Saúde da rede municipal. Aconteceu na abertura execução dos Hinos do Brasil e de Porto e apresentação de um grupo de dança da SEMAS.

A conferencista foi Drª Joselma Maria Oliveira Silva, que é representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí. Ela proferiu uma palestra sobre “Acesso, Qualidade e Humanização no SUS”.

A relatora da X Conferência foi a Assistente Social Nathália Aguiar. Durante o evento, aconteceu divisão dos grupos para discussão sobre os eixos temáticos e aprovação das propostas levantadas nas pré-conferências realizadas nas UBS. Ao término, a relatora fez a leitura das propostas aprovadas pelos delegados.