Cidade de Porto, 19 de setembro de 2021

Prefeitura de Porto inaugura SAMU e serviço será usado em urgência e emergência e no combate ao coronavírus

O SAMU inicia atividades nesta segunda-feira, 23/03 e o telefone em caso de urgência e emergência é 192 e 98821-2460, com equipe de plantão 24 horas.

A Prefeitura de Porto, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo Federal, inaugurou neste sábado, 21/03, a base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que estará disponível para a população portuense, com profissionais em escala de plantão 24 horas por dia (enfermeiro, técnicos de enfermagem e condutor socorrista).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.

O Projeto do SAMU para Porto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Enfermeiro Murillo Sotero, e aprovado junto ao Ministério da Saúde, por meio do Programa da rede de urgência e emergência – RUE. Destacamos que só é possível por meio do cumprimento de metas e indicadores de Saúde, mostrando assim o resultado positivo que a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo no nosso município.

A solenidade contou com poucas pessoas, evitando aglomeração, seguindo Decreto publicado pela Prefeitura Municipal. Além dos profissionais que atuarão no SAMU, participaram o vice-prefeito, Elias Pessoa, o Secretário de Saúde, Murillo Sotero, o Presidente da Câmara vereador João Elton, vereador Antonio Geronço e alguns Secretários Municipais.

VEJA QUANDO CHAMAR O SAMU 192

• Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, Desabamento;
  • Crises Convulsivas;
  • Transferência inter hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU 192

• Febre prolongada;
  • Dores crônicas;
  • Vômito e diarreia;
  • Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
  • Transporte de óbito;
  • Dor de dente;
  • Transferência sem regulação médica prévia;
  • Trocas de sonda;
  • Corte com pouco sangramento,
  • Entorses;
  • Cólicas renais;
  • Transportes inter hospitalares de pacientes de convênio;
  • Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.