Cidade de Porto, 25 de setembro de 2021

Prefeitura de Porto implanta no município programa de controle ao tabagismo com oferta de medicamentos

A Prefeitura Municipal de Porto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, implanta no município o programa nacional de controle ao tabagismo com oferta de medicamentos.

O coordenador da Atenção Básica, Dr. Murillo Sotero, explica que esta ação tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.

“Inicialmente será ofertado a medicação a população em forma de comprimidos(via oral), mas estamos trabalhando para ofertar a medicação em forma de adesivo em breve. Afirmamos que esta nova ação será de tamanha importância ao município/população” – Informa Dr. Murillo Sotero, acrescentando que a equipe da Saúde do município e o prefeito Prof. Dó Bacelar, têm lutado continuamente para melhor oferecer a população.