Cidade de Porto, 25 de abril de 2024

Prefeitura de Porto faz adesão à programa que capacitará agentes comunitários de Saúde e de combate às Endemias

A Prefeitura de Porto/PI, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez adesão ao programa do Governo Federal Saúde com Agente. Ao fazer essa adesão, o Prefeito de Porto, Prof. Dó Bacelar (Progressistas), demonstra a preocupação da sua gestão municipal em proporcionar capacitações contínuas aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, que serão os profissionais capacitados neste programa. Essa capacitação visa aprimorar o conhecimento dos agentes, que exercem um papel fundamental na promoção da saúde da população portuense.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, serão ofertados cursos direcionados aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Vigilância em Saúde), onde esses profissionais serão capacitados em procedimentos que agora passam a fazer parte da rotina e funções da categoria, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão. Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros.

Os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho, mediado por um preceptor – e também na modalidade de ensino à distância (EAD), mediado por um tutor. Os cursos oferecidos na modalidade EAD, ocorrerão por meio de teleaulas, aliadas a atividades presenciais no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam. A expedição de diploma e certificado de conclusão de curso será realizada por instituição de ensino pública, com autonomia pedagógica para a oferta do curso de formação.