Cidade de Porto, 20 de abril de 2024

Prefeitura de Porto e SETRE entregam certificados de qualificação profissional para portuenses

A Prefeitura Municipal de Porto, juntamente com a SETRE(Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí), entregaram cerca de cem certificados de qualificação profissional para portuenses, que participaram dos cursos na área de Embelezamento e Corte e Costura. Os cursos tiveram início em março e duraram 30 dias. Eles foram solicitados pelo Secretário de Planejamento, Profº Gilson Carvalho e para sua realização, contou com o apoio logístico da Secretaria do Trabalho e Ação Social, que tem à frente Profª Lourdes Sousa.

A solenidade de certificação aconteceu no Club de Eventos Marruás na noite desta sexta-feira, 12, e contou com a presença do Prefeito Municipal Profº DÓ Bacelar, do Secretária de Estado do Trabalho, Gessivaldo Isaías, secretários municipais, além dos cursistas e seus familiares. Aconteceu desfile com as cursistas, com premiação em dinheiro. Duas alunas serão contempladas com um salão de beleza e uma maquina de costurar elétrica, ofertadas pelo Prefeito Municipal e pelo Secretário da SETRE.  Ao término da certificação, foi um servido um jantar as participantes.

No curso de Embelezamento, os alunos aprendem a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleireiros. Já no curso de Corte e Costura, confeccionam kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos.

Os cursos foram ofertas através do “Setre nos Municípios”, que tem como objetivo qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem em uma melhor carreira profissional, por meio de cursos profissionalizantes. O programa é realizado de forma itinerante com quatro caminhões equipados com salas de aulas e que contam com uma tecnologia de ponta e a estrutura necessária para a realização das atividades práticas e teóricas.