Cidade de Porto, 27 de abril de 2024

Prefeitura de Porto aderiu ao Programa Criança Feliz

A Prefeitura Municipal de Porto/Pi, é uma das Prefeituras do estado do Piauí, que aderiram ao Programa do Governo Federal “Criança Feliz”, idealizado pela primeira-dama do Brasil, Marcela Temer, do qual ela é embaixadora. O Programa Criança Feliz é voltado a crianças de até 3 anos cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família. O objetivo é que elas tenham acompanhamento médico, pedagógico e psicológico. Ele serve para que essas crianças, principalmente das famílias mais carentes, tenham um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar boas raízes.

Nesta quinta-feira, 04/05, a Secretária do Trabalho e Ação Social de Porto, profª Lourdes Sousa, juntamente com a profª Conceição Costa, nova Coordenadora do CRAS e a profª Francilene Sousa, que será nomeada como Supervisora do Programa Criança Feliz em Porto, participaram do Seminário Estadual de Implantação do Programa Criança Feliz no Piauí, que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania(SASC), em Teresina.

O evento reuniu gestores dos municípios da região Norte do Estado. A programação teve início com o credenciamento, seguido das boas vindas aos gestores municipais, depois painéis com os temas: A Importância da Primeira Infância no Desenvolvimento da Criança e o Programa Criança Feliz e o Papel da Intersetorialidade.

Programa Criança Feliz
Com atenção voltada para a primeira infância, o Criança Feliz acompanhará mais de 4 milhões de beneficiários do Bolsa Família, de até 3 anos, e as crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com foco na visitação domiciliar, o programa reunirá ações em áreas como saúde, educação, cultura e justiça.

O Programa Criança Feliz será operacionalizado no Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a qualificação do atendimento às famílias e o fortalecimento de vínculos familiares. Por isso que os beneficiados do Programa Bolsa Família serão o foco do programa. As ações do programa serão executadas de forma descentralizada e integrada.