Cidade de Porto, 26 de outubro de 2021

Prefeitura de Porto aderiu ao Programa Busca Ativa COVID-19 para realização de testes rápidos em massa

A Prefeitura de Porto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com o Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde(SESAPI), aderindo ao Programa Emergencial Busca Ativa COVID-19, onde estão sendo realizados testes rápido em todos os profissionais da Saúde, Agentes de segurança/policiais e pacientes sintomáticos. A ação teve início na última quinta-feira, 04/06, onde foram testados oito profissionais de uma Unidade Básica de Saúde, onde todos deram resultados negativos.

A ação continua nas demais UBS, em seguida os profissionais do Hospital Municipal e por fim os seguranças. Paralelo a esta ação, a Secretaria de Saúde continuará realizando a vigilância em Saúde, testando todos os pacientes com sintomas da COVID-19 e realizando o monitoramento dos pacientes sintomáticos.

OBJETIVO DO “BUSCA ATIVA”
O objetivo é rastrear e identificar pessoas que possam ter sido contaminadas pelo novo coronavírus, e desta forma realizar o tratamento, evitando a disseminação da doença. Aqueles possíveis pacientes positivados nos testes, serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora COVID-19, onde receberão acompanhamento das equipes de saúde do Programa Busca Ativa.