Cidade de Porto, 20 de abril de 2024

Portuenses são beneficiadas com 720 exames de mamografia gratuitamente

A Secretaria de Saúde de Porto, através da equipe da Estratégia Saúde da Família(ESF), que tem como coordenadora Sandra Regina, iniciou na manhã desta quinta-feira, 17/08, a realização de 720 exames de mamografias gratuitamente em mulheres com idade entre 50 a 69 anos.

Os exames estão sendo realizados pelos profissionais da “Central da Mama”, que funciona em um ônibus que está estacionado na Praça da matriz no Centro de Porto. Todo o apoio logístico está sendo ofertado pela Prefeitura Municipal. Esta ação é preventiva e tem como objetivo detectar de forma precoce o câncer de mama. Esta ação foi conseguida, através de esforços da Prefeitura com o Governo Federal.

Para realizar o exame, as mulheres devem levar os seguintes documentos: Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

FICA A DICA:

É importante as mulheres realizarem este exame, tendo em vista que é possível, através dele, detectar precocemente quaisquer alterações mamárias que possam ocorrer.  A partir deste exame, é possível identificar lesões benignas ou malignas, que geralmente surgem como nódulos.

O exame é realizado através de um aparelho de raio-x específico: o mamógrafo. O mamógrafo é capaz de identificar nódulos e calcificações antes mesmo de ser possível identificá-los através da palpação, portanto, a mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.