Cidade de Porto, 25 de abril de 2024

Porto será piloto em programa educacional desenvolvido inspirado em Singapura, um dos melhores sistemas de educação mundial

Por: Orlando Paiva

A cidade de Porto, na região Norte do Piauí, será piloto em um programa educacional desenvolvido baseado em Singapura, que é considerado um dos melhores sistemas de educação do mundo, obtendo altos resultados no Programa de Avaliação Internacional de Alunos (Pisa, na sigla em inglês). Cinco escolas da rede municipal de ensino de Porto, totalizando quase mil alunos, receberão as ações do Projeto CIS Educar, que tem o Programa Jornada do Ser. Serão três escolas da sede e duas da zona rural.

Este programa que usará Porto como piloto no país, vai trabalhar com os alunos, professores e pais as inteligências emocional, digital e tecnológica, usando ferramentas digitais modernas, assim como internet através da rede elétrica das escolas. Os recursos para a realização do projeto nas escolas de Porto, serão destinados pela deputada federal Iracema Portella, através de emendas parlamentares.

O Prefeito Municipal, Prof. Dó Bacelar, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Ivanete Rocha, participaram da apresentação deste projeto piloto em Teresina, onde conheceram a forma de atuação do programa, assim como os impactos positivos que o mesmo irá promover na educação municipal portuense.