Cidade de Porto, 26 de outubro de 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Plano de Contingência referente à coleta dos resíduos sólidos durante a pandemia do COVID-19

A Prefeitura Municipal de Porto publicou nesta segunda-feira, 20 de abril, o Plano de Contingência referente à coleta dos resíduos sólidos durante a pandemia do COVID-19.

OS PRINCÍPIOS DO PLANO

O plano de contigência será parte integrante da política ambiental e de saúde pública a ser implantado no município de Porto-PI, de acordo com Política de Resíduos Sólidos apresenta alguns princípios básicos que servirão para orientar as ações da gestão quanto a coleta dos resíduos sólidos. a elaboração do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, como:
• Proteção da qualidade ambiental e da saúde pública inerente a prevenção e controle do
novo coronavirus (COVID-19),visando proteger a saúde dos munícipes;
• Redução do volume e da periculosidade;
• Saúde e segurança dos trabalhadores;
• Cuidados com o meio ambiente dentre outros.

MEDIDAS A SER ADOTADAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Deve-se haver um trabalho de conscientização junto aos prestadores de serviço de coleta e transporte desses resíduos, principalmente os comerciantes de estabelecimentos comerciais; assim como dar à sociedade, além da conscientização e informação a respeito dos passivos socioambientais causados a partir do descarte inadequado de resíduos e dos riscos de contaminação e propagação da pandemia.

Quanto ao lixo reciclável, mediante coleta seletiva, será inspecionado pela vigilância sanitária antes da sua liberação.
Ressalta-se que uma caracterização minuciosa dos resíduos sólidos urbanos e os riscos quanto a contaminação está inserida como uma das ações prioritárias e conscientização da população e dos trabalhadores que executam os serviços de coleta e transporte dos resíduos domésticos ou não.

Todo o processo de coleta e transportes será realizado através dos trabalhadores e transportados por meio de caminhão, mediante os procedimentos seguintes:

Os serviços Capina e Raspagem, Varrição dos logradouros públicos, Coleta e transporte dos resíduos sólidos em geral serão destinados ao Aterro Sanitário, devendo ser antes selecionado e acondicionado em sacos plásticos apropriados.

A prestação de tais serviços de limpeza pública em geral, coleta e transporte serão executados:
de segunda a sábado: das 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas
Sábado: das 07:00 às 11:00 horas.

Neste período de pandemia ou até passar o surto da pandemia do novo coronavírus da COVID-19, não se admite os trabalhos dos catadores de lixo, até mesmo porque em nosso município não existe.

PROTEÇÃO: aos trabalhadores da Coleta e Transporte dos resíduos sólidos
No serviço de limpeza pública em geral, coleta e transporte dos resíduos sólidos e aos servidores públicos e trabalhadores serão fornecidos: equipamentos destinado a execução dos serviços, além de EPCs e EPI’s, uniformes e calçados adequados, máscara, óculos, luvas e álcool em gel a 70%, água e sabão para das mãos no ambiente de trabalho, além de orientar e conscientizar à população e os trabalhadores como lidar na execução dos serviços de limpeza, coleta e transporte dos resíduos sólidos e sobre os riscos da pandemia.

PLANO DE CONTINGÊNCIA NA ÍNTEGRA

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS