Cidade de Porto, 25 de abril de 2024

NASF realiza caminhada da campanha Setembro Amarelo pelas ruas de Porto

A Prefeitura Municipal de Porto, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família(NASF), realizou na manhã desta quarta-feira, 26/09, culminância do projeto “Setembro Amarelo”, que teve como tema “Quero flores em vida”. Aconteceu uma caminhada de conscientização e valorização a vida pelas principais ruas de Porto.

O projeto de autoria da psicóloga Nágyllla Ferreira, surgiu com o objetivo de conscientizar e auxiliar os profissionais acerca de aspectos ligados ao suicídio e teve também a participação da Fonoaudióloga Danielly Carvalho, Nutricionista Rhuana Cristina, em parceria com profissionais da SEMAS/CRAS e SME.

O público alvo foram os professores e profissionais dos postos de saúde, onde as escolas que receberão ações do projeto são: E.M. Teresinha Bastos, U.E. Otávio Falcão. U.E. Miguel Nunes de Sales, E.M. Edite Lima, E.M. Raimundo Lopes Vieira, E.M. Nilo Rêgo, E.M. João Antonio de Miranda, E.M. Albertina Damasceno e alguns postos de saúde.

Essa é uma ação voltada para prevenção do suicídio, que em todo mês de setembro foram realizadas palestras, e rodas de conversa com as equipes escolas e postos de saúde, e finalizamos com uma caminhada para mobilizar toda sociedade Portuense com o objetivo de conscientizar e auxiliar os profissionais acerca de aspectos ligados ao suicídio.

“Setembro Amarelo”, é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o intuito direto de alertar a população a respeito dessa realidade. O presente projeto tem o objetivo de conscientizar, esclarecer dúvidas sobre o tema, auxiliar os profissionais como identificar sinais e intervir em casos de riscos de atos contra a própria vida, assim revertendo o aumento crescente da taxa de suicídio na sociedade.