Cidade de Porto, 25 de abril de 2024

Lourdes Sousa representou Porto no Encontro Regional Nordeste do CONGEMAS na Paraíba

A Secretária do Trabalho e Ação Social de Porto/Pi, profª Lourdes Sousa, representou a cidade de Porto, no Encontro Regional de Gestores de Assistência Social do Nordeste, que aconteceu nos dias 18 e 19 de abril no Centro de Convenções em João Pessoa (PB). Teve como tema “O Plano Decenal de Assistencial Social: Compromisso com a Defesa dos Direitos e com Efetivação do SUAS”.

Durante os dois dias de evento, foram realizados mini cursos com variadas temáticas: Gestão do SUAS, Proteção Social Básica(PSB), Cadastro Único e os Programas de Transferência de Renda, A Participação Popular e o Controle Social no SUAS, Execução Orçamentária e Financeira, entre outros temas de interesse aos gestores e técnicos de Assistência Social presentes.

Aconteceu apresentação de um 1º painel: “O PLANO DECENAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: COMPROMISSO NA DEFESA DOS DIREITOS E COM A EFETIVAÇÃO DO SUAS” e uma mesa redonda: “O NOVO REGIME FISCAL, AS IMPLICAÇÕES PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL E O IMPACTO PARA A EFETIVAÇÃO DO PACTO FEDERATIVO NO CONTEXTO DO PLANO DECENAL 2016/2026”. Um 2º painel abordou: “A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO E SUAS IMPLICAÇÕES NO SUAS” (onde foi discutido os efeitos dos períodos de estiagem, suas implicações na vida dos nordestinos e os limites e possibilidades da garantia de direitos a partir do SUAS).

Veja registros fotográficos da Secretária Municipal no Evento Regional: