Cidade de Porto, 15 de junho de 2021

Cidade de Porto realizou 1ª Plenária Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde

A Secretaria Municipal de Porto/Pi, realizou nesta terça-feira, 25/04, a 1ª Plenária Saúde da Mulher, que teve como tema Saúde da mulher: Desafios para Integralidade com Equidade e a 1ª Plenária de Vigilância em Saúde, com a temática Vigilância em Saúde: Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade. O evento aconteceu no Club de Eventos Marruás e reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade portuense, da sede e zona rural.

ABERTURA
A Coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Sandra Tavares, fez a abertura da plenária, apresentando o tema central para os participantes.  Aconteceu a apresentação de uma dança cultural sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura. Secretários Municipais, membros do Conselho Tutelar e representantes de entidades não governamentais também participaram desta plenária.

PALESTRAS
Diversas palestras foram ministradas durante o evento, entre elas: A inserção da Mulher no Serviço Público de Saúde(Enfª Mayara Moraes), Importância do Pré-Natal Odontológico(Drª Núbia Queiroz), Gravidez na Adolescência(Enfª Marcilane Lima), Prevenção do Câncer de Mama e colo Uterino(Enfª Vera de Cássia), Imunização(Enfª Mara Luíza), Vigilância em Saúde(Jamira Oliveira) e apresentação do NASF-Núcleo de Apoio à Saúde da Família(Assistente Social Natália Aguiar).

DELEGADOS E PROPOSTAS
Aconteceu a elaboração de cinco propostas que serão levadas para a Conferência regional que acontecerá em Parnaíba no início de maio. Quatro delegados foram escolhidos de forma democrática. Os mesmos irão representar a cidade de Porto nesta Conferência. Foi servido lanche aos participantes.