Cidade de Porto, 19 de abril de 2024

Secretaria de Saúde de Porto publica “Nota ao Público” sobre a pandemia do Coronavírus e os meios de prevenção:

Nota ao Público – Secretaria Municipal de Saúde

NOTA AO PÚBLICO
Em decorrência do que está acontecendo em todo o planeta com a situação da pandemia da infecção e transmissibilidade do coronavírus (covid-19), várias dúvidas estão surgindo a toda população e algumas pessoas já nos procuraram em busca de informações sobre tal assunto, mas de antemão solicitamos a toda população de Porto e região que fiquem calmos e que procurem não ficar em locais com maior aglomeração de pessoas, pois dentre as prerrogativas preconizadas/recomendadas pelo Ministério da Saúde, é evitar estar em locais que contenha maior
fluxo de pessoas e que todos tentem ao máximo ficar em casa, tomando todas as precauções preventivas, tais como:

 Ausentar-se de locais com maior fluxo de pessoas ou evitar aglomerações se estiver
doente;
 Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel (Lavar as mãos frequentemente
com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um
desinfetante para as mãos à base de álcool);
 Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir com antebraço ou com um lenço de papel e jogar
no lixo;
 Mantenha os ambientes bem ventilados;
 Não compartilhe objetos pessoais;
 Verifique sua temperatura regularmente;
 Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
 Evitar contato próximo com pessoas doentes;
 Ficar em casa quando estiver doente;
 Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Para demais, é recomendado a não realização de palestras ou eventos do tipo para falar sobre o assunto, por conta que haveria, de certa forma, aglomeração de pessoas em um mesmo local e com isso aumentaria o risco de transmissibilidade/transmissão.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

O coronavírus (covid-19 ) pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores, como idade e imunidade, mas costumam-se identificar os seguintes sinais e sintomas:
 Febre;
 Espirros;
 Tosse seca;
 Coriza;
 Falta de ar.

QUAL TRATAMENTO?
Ainda não existe medicamento específico para tratar o covid-19 (corona vírus), mas existe
tratamento disponível dos sinais e sintomas e que evita o agravamento da doença, reduzindo o
desconforto que ela produz.

Segundo a organização mundial de saúde – OMS a grande maioria dos casos (80%) são autolimitados, ou seja, são curados espontaneamente, sendo em sua maioria em pessoas sem doenças crônicas ou idosos, onde nos chama a atenção que devemos nos preocupar para casos em pessoas idosas ou que tenha doenças crônicas, tais como pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e etc., logo os mesmos tem mais chance de evoluir para forma mais grave da doença.

O QUE SE FAZER COM OS CASOS QUE VENHA A APARECER?
Com o aparecimento de casos suspeitos há uma avaliação inicial e coleta de material para
análise laboratorial, posteriormente orientações dos cuidados necessários e início de tratamento dos
sinais e sintomas.

Houve-se a avaliação do caso e mostrou que os sinais e sintomas no paciente não traz risco de vida, este é classificado como caso leve, sendo que naquele momento o mesmo é orientado a permanecer em sua residência com todos os cuidados preconizados pelo ministério da saúde, e deve continuar sendo acompanhado pelas unidades básicas de saúde, onde havendo apenas a necessidade de hospitalização para casos graves e este devem serem encaminhados para serviços de referência para tratamento com maior aporte dos sinais e sintomas, e isolamento.
Contudo, informamos que a sede da Secretaria Municipal de Saúde, Unidades Básicas de Saúde – UBS, bem como o Hospital Municipal Dr. Roosevelt Bastos estarão de portas abertas e com profissionais em constante vigilância para atender toda a população, seja no atendimento e cuidado aos sinais e sintomas, bem como para tirar toda e qualquer duvida.

Secretaria Municipal de Saúde de Porto – PI, quem ama cuida!
MURILLO SOTERO ROCHA
SECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDE