Cidade de Porto, 27 de julho de 2024

Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde disponibilizam mamografias gratuitamente à população de Porto

A Prefeitura de Porto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o enfermeiro Murillo Sotero, realizará de 19 ao dia 23 de agosto, a segunda etapa da realização de mamografias gratuitamente para mulheres de Porto, abrangendo a faixa etária de 40 a 69 anos. Os exames serão realizados através da carreta “Central da Mama”, que ficará em frente ao Centro de Diagnóstico Por Imagem, ao lado do Hospital Municipal Roosevelt Bastos.

Informamos que a triagem dos pacientes já foi realizada antecipadamente pelas enfermeiras dos Postos de Saúde, que cadastradram 394 mulheres que irão realizar os exames nesta segunda etapa.

Vale lembrar que a primeira etapa aconteceu em junho, quando 127 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, realizaram o exame de mamografia. Naquele momento, o Secretário Municipal de Saúde, enfermeiro Murillo Sotero, concedeu entrevista à equipe da SECOM e destacou que estavam priorizando na primeira etapa mulheres com idade já próximo aos 69 anos, sendo que particparam moradoras da região da “Grande Titaras”, onde o mesmo destacou a relevância e importância para o rastreamento do câncer de mama para as mulheres inseridas nessa faixa etária. ASSISTA A ENTREVISTA AQUI

mamografia é o exame mais usado no rastreamento do câncer de mama. Sem ela, a paciente fica à mercê do achado ocasional de um nódulo endurecido e indolor — o qual só é perceptível quando a lesão atinge de 2 a 3 cm. Como se sabe, uma vez que as dimensões do tumor estão, diretamente, relacionadas aos índices de cura, o diagnóstico precoce é essencial.