Cidade de Porto, 27 de julho de 2024

Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde disponibilizam mamografias gratuitamente para mulheres de Porto

A Prefeitura de Porto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o enfermeiro Murillo Sotero, iniciou nesta segunda-feira, 19 e vai até o dia 21/06, a realização de mamografias gratuitamente para mulheres de Porto, da faixa etária de 50 a 69 anos. Os exames estão sendo realizadso através da carreta “Central da Mama”, em frente ao Centro de Diagnóstico Por Imagem, ao lado do Hospital Municipal Roosevelt Bastos.

Essa ação faz parte da programação da SEMANA DA SAÚDE, que teve início quinta-feira, 15/06, com o IV Mutirão de Saúde Visual,  em parceria com o Instituto Francisco Sales, com a realização de consultas, exames de vista totalmente gratuitos, onde particparam pacientes a partir de 05 anos de idade.

Estamos ofertando 127 mamografias à mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, onde priorizamos nessa primeira etapa mulheres com idade já próximo aos 69 anos, sendo que nesse primeiro dia, estão particpando moradoras da região da “Grande Titaras”. Resaltamos que acontecerá uma segunda etapa, onde mais mulheres serão contempladas, onde essa faixa etária vai diminuir, de 50 anos para 40, e será numa oferta de 383 vagas, em meados de agosto”. – Informa o secretário Murillo Sotero, destacando a relevância e importância para o rastreamento do câncer de mama para as mulheres inseridas nessa faixa etária.

Neste dia 20, paralelo aos exames de mamografias, acontecerá o mutirão de exames para gestantes (USG e exames Rede Cegonha), além do mutirão de atendimentos pediátricos.

mamografia é o exame mais usado no rastreamento do câncer de mama. Sem ela, a paciente fica à mercê do achado ocasional de um nódulo endurecido e indolor — o qual só é perceptível quando a lesão atinge de 2 a 3 cm. Como se sabe, uma vez que as dimensões do tumor estão, diretamente, relacionadas aos índices de cura, o diagnóstico precoce é essencial.