Cidade de Porto, 27 de julho de 2024

Secretário de Saúde de Porto participa do 9º Congresso Norte/Nordeste de secretarias municipais da Saúde em Salvador

O Secretário Municipal de Saúde de Porto, enfermeiro obstetra Murillo Sotero, que também é coordenador da Comissão Intergestora Regional (CIR) do Território dos Cocais e diretor da Macrorregião de Saúde Litorânea pelo COSEMS-PI, fez parte da seleta comitiva que representou o Piauí no 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e do 10º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, realizado de 04 a 06 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador.

Com o tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”, o evento teve como foco principal a discussão sobre os desafios e sucessos do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nas particularidades das regiões Norte e Nordeste, reunindo mais de 4 mil gestores e trabalhadores do SUS de mais de dois mil municípios brasileiros.

A abertura oficial contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e secretários do Ministério da Saúde, assim como autoridades locais, incluindo a titular da Saúde de Salvador e da Bahia.

Foram realizadas mesas temáticas durante o encontro, seminários e palestras nos mais variados temas, como Atenção Primária à Saúde, incluindo equidade em saúde, saúde digital, imunização; Atenção Especializada; financiamento; judicialização na saúde, vigilância em saúde,  entre outros.