Cidade de Porto, 25 de junho de 2024

Secretário de Saúde de Porto, enfermeiro Murillo Sotero, participou de encontro internacional sobre o SUS

O Secretário Municipal de Saúde de Porto, enfermeiro Murillo Sotero, representou o Piauí no I Encontro Internacional Trabalho Decente, Digno, Humanizado e Democrático no SUS, realizado no Kubistscheck Plaza Hotel, Brasília/DF, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023. Além de Secretário de Saúde de Porto, ele também é um dos diretores do COSEMS/PI, Coordenador da CIR Cocais, Diretor Macrorregional de Saúde e recentemente foi eleito Conselheiro Estadual de Saúde do Piauí. Ele representa o COSEMS/PI no evento, que teve a particpação de gestoras(es), trabalhadoras e trabalhadores, representantes sindicais e de instituições da área da saúde e especialistas no tema. 

O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e buscou debater a pauta, reforçando a necessidade de fomentar e orientar a discussão e a formulação de políticas específicas para o trabalho decente, digno, humanizado e democrático na Saúde em âmbito federal, estadual e municipal, tendo em vista as realidades sociais, políticas e administrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

No encontro foi lançado o portal do Centro Nacional de Informações do Trabalho em Saúde (Cenits), que é destinado à compilação de dados para a produção de informações pertinentes à força de trabalho; demografia das profissões de Saúde; censo da força de trabalho, saúde e segurança da trabalhadora e trabalhador de saúde; negociação coletiva; regulação do trabalho; carreiras no SUS; e rede colaborativa de gestão do trabalho e educação na saúde. 

Na cerimônia de abertura com Mesa Política Institucional, estiveram presentes Swedenberger Barbosa, Ministro da Saúde Interino, Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e do Emprego, Isabela Pinto, Secretária da SGTES/MS, Socorro Gross, Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, entre outros.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS