Cidade de Porto, 26 de julho de 2024

Secretário de Administração Fábio Paiva é eleito para compor Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba

O Secretário Municipal de Administração de Porto/PI, Fábio Paiva, participou na última sexta-feira, 06/10, da Plenária Estadual do Piauí, prevista no processo de instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH Parnaíba), que é composta por representantes do Piauí, Ceará e Maranhão. Fábio Paiva representou a Prefeitura de Porto e foi eleito para compor como titutlar o Comitê, sendo o único representante titular dos Territórios dos Cocais e Planície Litorânea. Ele tomará posse dia 08 de novembro em evento na sede da APPM e está apto a participar da Eleição da diretoria para a gestão 2023-2027.

Na plenária foi definido os membros do CBH Parnaíba, representando os segmentos dos usuários de água, da sociedade civil e do poder público. 415 entidades representativas do poder público, usuários e sociedade civil se inscreveram.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba) é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Foi instituído pelo Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018. Sua diretoria provisória foi empossada em 27 de julho do mesmo ano.

O Comitê é a instância em que devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na Bacia. As melhores soluções para o aproveitamento e para a preservação da água têm que ser encontradas de forma coletiva e participativa.