Cidade de Porto, 20 de abril de 2024

PROJETO RONDON: Universidade de Caxias do Sul divulga lista de acadêmicos que irão atuar em Porto

A Universidade de Caxias do Sul(UCS), divulgou nesta quinta-feira, 11/10, a lista contendo os nomes dos oito acadêmicos de graduação que foram selecionados para participar da Operação Parnaíba, do Projeto Rondon, onde atuarão em diversas atividades na cidade de Porto, entre os dias 18 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019.

Participam acadêmicos de cinco cursos: Ciências Biológicas, Direito, Sociologia, Farmácia e Processos Gerenciais. Ao longo do processo seletivo, os candidatos passaram por cinco etapas de avaliação. A partir de agora, os acadêmicos deverão atuar na preparação das atividades que serão desenvolvidas em Porto, sob a orientação da coordenação do Projeto Rondon na UCS.

Para elencar as principais demandas de Porto, o professor Michel Mendes(foto), da Área do Conhecimento de Humanidades, esteve no município durante viagem precursora organizada pelo Ministério da Defesa, entre os dias 23 e 29 de setembro. Durante esse período, ele pôde explorar as necessidades da comunidade, conversar com as lideranças locais e aperfeiçoar o cronograma de trabalho. A viagem foi também uma oportunidade de estreitar os laços com a instituição de ensino que vai realizar as ações em parceria com o grupo da UCS. Nesta operação, a atuação ocorre em parceira com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), que levará uma equipe composta por oito acadêmicos de Medicina e por dois professores do curso – um deles também participou da viagem de reconhecimento.

“A recepção em Porto foi muito hospitaleira e possibilitou contato direto com a realidade e a diversidade locais. Chamou minha atenção a receptividade da população. Com a organização da Secretaria de Assistência Social, fomos apresentados à comunidade, integrando os outros setores públicos em nossas tarefas de exploração e reconhecimento”, explica o professor. Ele aponta que as principais demandas ficaram em torno do saneamento básico, em especial os resíduos sólidos, e a agricultura familiar. Além das ações que envolvam o fortalecimento dos laços comunitários.

Fonte: Site da Universidade de Caxias do Sul

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS