Cidade de Porto, 19 de abril de 2024

Programa de Mestrado em Letras ofertará vagas na UESPI para professores da rede pública

O PROFLETRAS oferecerá 13 vagas para a UESPI, Campus Poeta Torquato Neto em Teresina

O Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) abrirá 590 vagas. Podem participar professores de Língua Portuguesa atuantes em sala de aula no ensino fundamental na rede pública. As inscrições vão de 27 de setembro a 24 de outubro e devem ser feitas pelo site do Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na plataforma constam o edital e um calendário para os candidatos.

Até 30% dos selecionados receberão bolsas da CAPES. A oferta é simultânea e se faz presente nas cinco regiões do País por meio de 42 instituições, de 19 estados. O curso terá início em 2022 e será semipresencial com aulas presenciais, que poderão acontecer remotamente por causa da pandemia da COVID-19. Todo o processo seletivo será remoto, com o resultado previsto para 22 de dezembro.

O ProfLetras é um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), da CAPES. O curso serve para capacitar professores de Língua Portuguesa graduados em Letras e atuantes em salas de aula do ensino fundamental para, assim, contribuir para a melhoria da educação do País.

ProEB segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada stricto sensu de professores ativos, além de apoiar instituições de ensino superior e a rede de instituições associadas. Criado em 2009, o ProEB conta atualmente com 12 programas de pós-graduação em mestrado profissional e se faz presente em 317 unidades de ensino de todo o País. Ao longo desses 12 anos, a iniciativa já somou cerca de 15 mil matriculados.

Fonte: Site CAPES