Cidade de Porto, 29 de março de 2024

Prefeitura de Porto disponibiliza transporte confortável para pacientes que fazem tratamento em Teresina

A Prefeitura de Porto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando para a população portuense duas vans, utilizadas na locomoção de pacientes para a capital do estado. De acordo com o Coordenador da Atenção Básica de Saúde, Enfermeiro Murilo Sotero, são usadas na demanda de pacientes que são levados para Teresina, com tratamento de hemodiálise, tratamento oncológico(câncer), tratamento de crianças com hidrocefalia, gestantes para consultas de alto risco(Maternidade Evangelina Rosa), exames de média e alta complexidade, consultas especializadas, entre outros tratamentos.

As duas vans, adquiridas através de recursos destinados pelo Senador Ciro Nogueira, e desde a entrega a Prefeitura, que tem como prefeito Prof. Dó Bacelar, não parou de trabalhar. Todas as segundas, quartas e sextas, às 5:00 da manhã, os pacientes são levados para a realização dos tratamentos em Teresina.

Além dos pacientes da sede, o coordenador informou que são beneficiados também com os veículos, os pacientes que residem na zona rural e fazem tratamento na capital, onde Van os pega no povoado Titaras, sem necessitar dos mesmos se deslocarem até a cidade.

Porto/Piripiri
Duas vezes por semana, os pacientes são levados para Piripiri para a realização de consultas com ortopedista, neurologista e neurologista/pediatria.

Porto/Esperantina/Luzilândia
Com a mesma rotina, pacientes são levados para a realização de cirurgias através do programa cirurgias eletivas do Estado.

“Em breve uma técnica em enfermagem irá acompanhar esses pacientes em todas as viagens , caso ocorra algum imprevisto – Informa Murillo Sotero, acrescentando que para os pacientes que precisam de consultas, você deverá primeiro agendar com o gestor Saúde, Kariolando Aroldo de Araújo para depois ser encaminhado e levado para o local de destino.

O coordenador da Atenção Básica Murillo Sotero, com as assistentes, a auxiliar administrativa Lídia Lima e a Presidente do Conselho da Saúde Elda Carvalho.