Cidade de Porto, 27 de julho de 2024

Prefeitura de Porto disponibiliza médico neuropediatra e terapeuta ocupacional à população

Estamos iniciando o “Abril Azul”, mês que foi estabelecido pela ONU como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo. Além disso, nesse dia 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que tem como tema: “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, destacando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

A Prefeitura de Porto/PI, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que à frente Murillo Sotero, tem a satisfação de anunciar a contratação do Dr. Geivan Borges, médico neuropediatra, que realizará atendimentos no Centro de Diagnóstico Por Imagem.

O Médico Neuropediatra atenderá nos dias 07 e 21 de abril, nos turnos manhã e tarde. Dentro do contexto desta importante campanha mundial do “Abril Azul”, pois o diagnóstico precoce e o acompanhamento com profissionais da área, são fundamentais para a qualidade de vida do portador de TEA.

Destacamos que além da contratação desse Médico Neuropediatra, a Prefeitura de Porto já contratou a Terapeuta Ocupacional Ariella Silva, que realiza atendimentos toda segunda e terça-feira, no Centro de Diagnóstico por Imagem, nos turnos manhã e tarde. Ela atende com o objetivo de reforçar a assistência da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, priorizando o atendimento, por exemplo, das crianças com TEA (Transtorno do espectro autista) e TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

A contratação desses dois profissionais faz parte de um projeto da Prefeitura de Porto e Secretaria Municipal de Saúde, para implantação de um Centro de assistência à pessoa com autismo. Pois a gestão municipal busca promover um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor, assim como temos consciência da importância de compreender e respeitar os limites de cada um.

Com essa nova contratação médica, a Secretaria Municipal de Saúde passa a disponibilizar 9 especialidades médicas no Centro de Diagnóstico Por Imagem – CDI, que são: Neuropediatra, Psiquiatra, Cardiologista, Urologista, Ginecologista, Pediatra, Ortopedista, Radiologista e Oftalmologista.