Cidade de Porto, 25 de abril de 2024

Famílias contempladas com casas do conjunto habitacional construído em Porto realizam vistorias nos imóveis

Por: Equipe SECOM

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20/05, no poliesportivo Raimundo Bacelar de Carvalho em Porto/PI, uma reunião com todas as famílias sorteadas pela Caixa Econômica Federal e que estão sendo contempladas com as casas construídas no Conjunto Habitacional Ciro Nogueira I e II, através de uma parceria da Prefeitura de Porto e Governo Federal pelo Programa Minha casa, minha vida.

O encontro seguiu todos os protocolos da Vigilância Sanitária necessários para evitar a propagação da Covid-19, aferição da temperatura corporal na entrada, assim como uso de álcool em gel, distanciamento entre os presentes, usos obrigatório de máscara facial, entre outras normas exigidas.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Prof. Dó Bacelar, assistente social Idnê Ferreira, coordenadora do Programa no município, Secretários Municipais, além das famílias contempladas com as casas que estão sendo entregues. Técnicos da empresa ESPLAM participaram e realizaram uma palestra de interesse dessas famílias.

O gestor municipal fez uso da palavra onde parabenizou as famílias e falou sobre toda a transparência com que a gestão municipal vem realizando desde o início com o cadastro dos interessados até o presente momento, quando estão sendo entregues as casas às 100 famílias sorteadas. Destacamos que o sorteio foi realizado por técnicos da Caixa Econômica Federal na própria sede do órgão em Teresina.

“É uma grande conquista para essas famílias, uma habitação de primeira linha que nos orgulha para nossa região, sobretudo para nossos irmãos portuenses. São 100 famílias sendo beneficiadas e logo mais as outras 100 também serão. Podem ter certeza absoluta disso.” – Destaca o Prefeito Prof. Dó Bacelar.

Após a palestra que aconteceu no poliesportivo, todos os beneficiados foram até o conjunto habitacional realizar uma vistoria nas casas, com acompanhamento técnico do engenheiro responsável pela obra, assim como do Secretário Municipal de Obras, arquiteto Kellve Alves, além do Prefeito Municipal e da coordenadora Idnê Ferreira, com apoio de alguns Secretários Municipais.

“Estou muito feliz, é um dia especial na minha vida, porque tenho quatro filhos e ainda não tinha um lar para dá a eles, mas fui abençoada e agora sim, realizei meu sonho da casa própria” – Festeja dona Maria da Luz, mãe de quatro filhos e que está no sexta mês da gestação do seu próximo filho.

O jovem casal Adriano Silva e Maria Eduarda, pais de duas crianças, que já enfrentaram juntos algumas situações tristes, como ser despejados de onde moravam de aluguel e precisar morar na rodoviária, relatam que é uma emoção sem tamanho visitar a casa que a família foi contemplada.

“A emoção é muito grande, porque é uma coisa que a gente já vem batalhando muito para conseguir. Já passamos por muita coisa, como por exemplo, ser expulso por um dono de uma casa onde morávamos de aluguel e ganhar uma casa dessas é uma coisa maravilhosa em nossa vida” – relata Adriano Silva. “Agora que ganhamos nossa casa, ninguém vai poder mais mandar a gente ir embora. É uma emoção ter uma casa para abrigar meus filhos e não precisar nunca mais passar o que passamos de ruim sem um lar” – diz emocionada Maria Eduarda.

Nesta sexta-feira, 21/05, acontecerá a assinatura dos contratos e entrega das chaves às famílias contempladas. A entrega acontecerá a partir das 09:00h no poliesportivo central. Destacamos que os mesmos já estarão aptos a solicitarem o pedido de ligação junto às empresas de energia, água e internet. Salientamos que a inauguração das casas acontecerá dia 25 de junho, aniversário da cidade, com a entrega definitiva dos documentos de cada um que foi sorteado.