Cidade de Porto, 27 de julho de 2024

Estudantes da rede municipal de ensino de Porto ganham medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e MOBFOG

O estudante Luis Henrique Freitas da Costa, aluno do 7º Ano do Ensino Fundamental da E.M. Prof. Teresinha Bastos, escola pertencente à rede municipal de ensino, conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Os alunos Francisco Ismael Leal Cardoso Filho, Alexandre Rodrigues Barros e Antônio Benício Galvão Paulino de Sousa, todos do 5⁰ Ano do Ensino Fudamental da E.M. Prof. Albertina Damasceno, do Bairro Alto Bonito, também da rede municipal, conquistaram 03 medalhas de prata na Olimpíada Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) .

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.