Cidade de Porto, 18 de setembro de 2021

Escola da localidade João Pinto foi nucleada à da Vila Boa Hora após reunião realizada pela Secretária de Educação nas duas comunidades

“A nucleação das escolas tem como objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino oferecido”

A escola da localidade João Pinto, zona rural de Porto, foi nucleada à da Vila Boa Hora após reunião realizada pela Secretária de Educação, Profª Ivanete Rocha, em ambas as comunidades. De acordo com a gestora municipal da Educação, a nucleação torna-se importante, pelo fato de que os estudantes de turmas multisseriadas, passarão a estudar em turmas seriadas em um mesmo nível de idade/ano. Estes alunos usarão o transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Porto.

A nucleação viabiliza-se por meio do uso do transporte escolar e deslocamento de alunos de suas comunidades para escolas com maior espaço, onde estes são reunidos em classes de acordo com sua faixa etária. E ano de estudos. Assim, a manutenção das escolas-núcleo, com o agrupamento dos diversos alunos através do transporte escolar.

A nucleação de escolas deve ter como objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino oferecido, levando em conta os direitos básicos dos alunos.

Com as reformas no ensino fundamental promovidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, objetivando a implementação da municipalização e universalização do ensino básico, optou-se pelo fechamento de diversas escolas multisseriadas, através do processo chamado de nucleação.