Cidade de Porto, 28 de março de 2024

Equatorial Piauí realiza inauguração da ampliação de capacidade da subestação de Esperantina

O Prefeito de Porto/PI, Prof. Dó Bacelar, recebeu convite para participar do evento de inauguração da ampliação de capacidade da Subestação de Esperantina, realizada pela Equatorial Piauí nesta quinta-feira, 16/09. Por motivo de saúde o mesmo não pode participar, mas foi representado pela Secretária de Assistência Social, Profª Lourdes Sousa, acompanhada do técnico da SEMAS, Renan Mendes.

De acordo com a Secretária Lourdes Sousa, em conversa com o Superintendente de Operações da Regional Norte da Equatorial Piauí, Cosme Cezário, a empresa está aberta para fazer uma parceria com a Prefeitura de Porto, através da SEMAS/CRAS, para realizarem palestras com a temática energia nas escolas do município, assim como trazer para a população de Porto, o cadastro para sorteio e troca de geladeiras, através do Programa de Eficiência Energética da distribuidora.

A ampliação da Subestação de Esperantina, vai trazer diversos benefícios para a população de Porto e dos demais 12 municípios que integram o CitCocais (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais). Trata-se de uma obra de ampliação de potência ou seja, foi adicionado um transformador 138k/69kV com potência de 24/32/40 MVA. A iniciativa visa aumentar a disponibilidade de energia elétrica, melhorando os níveis de tensão e índices de confiabilidade, além de disponibilizar maior rapidez no retorno da energia caso ocorra uma interrupção no fornecimento.

Desta forma, a ampliação de potência vai beneficiar 61 mil clientes destes municípios, contribuindo de forma efetiva com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Na rede da Subestação ainda foram construídos 2 km de novos alimentadores (linha de média tensão). A ampliação da Subestação Esperantina para 138kV representa importante reforço a longo prazo para o eixo das subestações Esperantina, Matias Olímpio e Luzilândia.

Fonte: Site Equatorial Piauí