Cidade de Porto, 27 de julho de 2024

Enfermeiro Murillo Sotero é reeleito Coordenador da Comissão Intergestora Regional (CIR) do Território dos Cocais

O jovem Secretário Municipal de Saúde Porto/PI, enfermeiro Murillo Sotero, foi reeleito Coordenador da Comissão Intergestora Regional (CIR) do Território dos Cocais, durante reunião ordinária de Secretários e Técnicos Municipais de Saúde do Território dos Cocais, realizada no Plenário da Câmara Municipal de São João do Arraial, nesta quarta-feira, 28 de junho.

Murillo Sotero havia sido eleito para o primeiro mandato em fevereiro de 2021 e com sua reeleição continuará à frente desta importante comissão que coordena 23 cidades na região.

A chapa vencedora foi a seguinte:

Coordenador da Comissão Intergestora Regional-CIR
MURILLO SOTERO ROCHA
Secretário municipal de saúde de Porto Piauí

Coordenadora Adjunta
Maria Carvalho
Secretaria municipal de saúde de São José do Divino

Primeiro Secretário
Francisco Geronço “Geroncinho”
Secretário municipal de saúde de Campo Largo

Segundo Secretário
Maria Erinelda de Araújo Souza
Técnica da Regional de Saúde do Território dos Cocais (Piripiri)

Além da Eleição, a reunião tratou da seguinte pauta:

-Situação detalhada, por município, da alimentação do DigiSUS dos Instrumentos de Planejamento
do território – COSEMS
– Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023 Equipe Multiprofissional na APS – COSEMS
-Portaria 751 Saúde Bucal – COSEMS
-Edital Mais Médicos nº11 (coparticipação) – COSEMS
-Edital de adesão ao Programa Farmácia Popular – COSEMS
-Convite e Informações sobre o Congresso CONASEMS 2023
– Monitoramento Saldo em Conta – COSEMS
-Informes – COSEMS/PI

Em maio, durante o XIII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, o secretário Murillo Sotero já havia participado da Eleição do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí – COSEMS-PI, onde foi eleito Diretor da Macrorregião de Saúde Litorânea, anteriormente ele fazia parte da entidade como membro do Conselho Fiscal. Destacamos que o Piauí é dividido em apenas 4 macrorregiões.

A Comissão Intergestora Regional (CIR) caracteriza-se como instância  privilegiada  de negociação, articulação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito da Região de Saúde, respeitadas as definições da Comissão Intergestores Bipartite , constituindo-se num espaço permanente de pactuação, planejamento e co-gestão solidária. Caracteriza-se, também, como espaço de decisão através da identificação, definição de prioridades e de pactuação de soluções para a organização de uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde, integrada e resolutiva.