Cidade de Porto, 19 de abril de 2024

Coordenadores do Projeto Rondon realizam viagem precursora da Operação Parnaíba a Porto

Por: Orlando Paiva

Os professores Ms. Michel Mendes, coordenador de equipe da Universidade de Caxias do Sul(UCS), juntamente com o professor Ms. Heryck José Stella, coordenador de equipe da Faculdade de Medicina de Jundiaí(FMJ), estão visitando a cidade de Porto, Norte do Piauí, em uma viagem precursora da Operação Parnaíba, do Projeto Rondon. A cidade de Porto é uma das dez cidades do Piauí que foram contempladas com ações desenvolvidas pelo Projeto Rondon, através do Ministério da Defesa.

As atividades do Projeto Rondon/Operação Parnaíba serão desenvolvidas em Porto e nas demais nove cidades de 21 a 31 de janeiro de 2019. É uma iniciativa realizada pelo Ministério da Defesa/Coordenação-Geral do Projeto Rondon em parceria com o Governo do Estado do Piauí e Municípios contemplados. Tem o apoio do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro. Contará também com a participação de Instituições de Ensino Superior(IES) oriundas de diversos estados do país. No caso específico de Porto, são as Universidade de Caxias do Sul(UCS) e Faculdade de Medicina de Jundiaí(FMJ).

De acordo com informações do site do Projeto Rondon, a viagem precursora da Operação Parnaíba tem por objetivo proporcionar as condições para que a IES ajuste a Proposta de Trabalho (conjuntos de ações “A”, “B”) à realidade e às necessidades dos municípios selecionados, no caso Porto.

Professor Ms. Heryck José Stella falando sobre a viagem precursora

Esta viagem precursora tem por finalidade estabelecer contatos, trocar conhecimentos e firmar compromissos com os representantes do município e criar as melhores condições para a atuação do Projeto Rondon”. – destacou o professor Ms. Heryck José Stella, durante reunião com representantes da gestão pública municipal de Porto, em uma encontro realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social(SEMAS), na manhã desta terça-feira, 25/09.

Visita à escola municipal no povoado Titaras, zona rural de Porto

A cidade de Porto irá receber de 21 a 31 de janeiro de 2019 dois grupos com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos das duas Instituições de Educação Superior citadas e ambas as equipes irão realizar oficinas de diferentes áreas do conhecimento divididas por: Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e; Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Professores Ms. Michel Mendes, fazendo apresentação aos gestores municipais

Projeto Rondon

Desenvolvido desde a década de 60 pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.