Cidade de Porto, 27 de julho de 2024

Coordenadora da Base Descentralizada do SAMU de Porto, participou do I Encontro Internacional de Regulação Médica realizado em Fortaleza

A Coordenadora da Base Descentralizada do SAMU de Porto-PI, Enfa. Raianna Alencar, participa do I Encontro Internacional de Regulação Médica, realizado pela Prefeitura de Fortaleza/CE. O evento faz parte de um movimento das Políticas de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde com o tema “Regulação Médica: Antigos e Novos Desafios”, onde o encontro reuniu profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e demais profissionais envolvidos na área da regulação médica.

O evento também fez alusão à importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Fortaleza, que celebra 20 anos em 2024 e é referência como serviço de atendimento pré-hospitalar do Brasil.

O evento contou com vasta programação, além da participação de 30 palestrantes nacionais e internacionais, como Jean-Sebastien Marx, chefe da regulação do SAMU de Paris; Miguel Martinez Almoyna, ex-responsável pela cooperação internacional França – Brasil criou o SAMU Service d’Aide Médicale d’Urgence, onde o mesmo foi idealizado em 1986 na França e é considerado o melhor do mundo. Esse modelo serviu de inspiração para o nosso SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

No Brasil foi muito bem aceito e é um dos serviços mais bem avaliados do SUS, uma grande conquista do SAMU Paris; e Lionel Lamhaut, professor na Universidade Paris Cité de Medicina de Emergência.