Cidade de Porto, 3 de dezembro de 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Casos de Covid-19 quadruplicam em Porto em duas semanas e população será fundamental no combate à doença

Casos de Covid-19 quadruplicam em Porto em duas semanas e população será fundamental no combate à doença:

Desde março, quando foi decretada quarentena em todo o país, devido ao surgimento da pandemia do novo coronavírus, o Prefeito Municipal de Porto, Profº Dó Bacelar, publicou decretos com medidas de prevenção ao contágio pela COVID -19. No dia 17 de março, ele suspendeu aulas, eventos religiosos, esportivos, culturais, ou seja, eventos que atraiam a concentração/aglomeração de pessoas. Ainda em abril, a Prefeitura de Porto decretou a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos. Também proibiu o funcionamento de atividades comerciais não essenciais. Nesses mais de três meses, são inúmeras as ações que a Prefeitura tem realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

AÇÕES DA PREFEITURA
A Prefeitura de Porto vem realizando barreiras sanitárias nas principais vias de acesso à cidade, montou um anexo no Hospital Municipal exclusivo para pacientes com síndrome gripal ou sintomáticos ao Coronavírus, desde então realiza a desinfecção nas vias públicas da cidade e estabelecimentos de grande fluxo de pessoas, distribuiu mais de 7 mil máscaras para idosos e pessoas com doenças crônicas, fiscalização em ônibus vindos de outros estados, além de fornecer medicamentos aos pacientes no tratamento da doença, entre várias outras ações.

ESTATÍSTICAS DA DOENÇA EM PORTO
Até o mês de maio, quando a população seguia com mais rigor o isolamento social, a cidade só veio registrar seu 1º caso positivo de Covid-19, no boletim epidemiológico do dia 03 de maio. Uma idosa da zona rural, que foi acompanhada pelos profissionais da Saúde, realizou o tratamento de forma correta e está curada. No boletim do dia 15 de junho, quase um mês e meio depois, os casos estavam sobre controle, e apenas sete pessoas estavam infectadas. Um número considerado baixo, em virtude de várias cidades já estarem com números alarmantes.

CASOS QUADRUPLICAM
Os novos boletins epidemiológicos publicados diariamente, mostram de forma negativa e assustadora, que em menos de duas semanas, os casos de doentes quadruplicaram, saltando de 07 para 28 casos confirmados de Covid-19.

POPULAÇÃO TEM QUE AJUDAR
Neste momento crucial da pandemia, onde os casos estão crescendo em toda a região, mesmo com todas as ações e esforços da Prefeitura Municipal em combater a propagação do vírus, se muitos portuenses continuarem ignorando a situação crítica em que vivemos, mas casos irão ser registrados diariamente no município. A população pode contribuir de várias formas, como evitando sair de casa e só sair quando necessário, usar máscara em locais públicos e evitar aglomerações e sempre fazer do álcool em gel.

FESTAS E BEBIDAS
Outro fator que tem prejudicado o controle da doença na cidade, é a realização de constantes “festinhas” nos bairros da cidade, onde acontecem aglomerações, assim como em alguns bares e residências da zona rural. Outro público que pode e precisa contribuir para barrar esta crescente estatística, são os comerciantes dos diversos seguimentos, evitando especialmente a aglomeração de clientes em seus estabelecimentos comerciais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS