Cidade de Porto, 23 de outubro de 2021

Alunos da rede municipal de Porto participarão de curso sobre robótica espacial da Universidade de Brasília e FNDE

A E. M. Profª Teresinha Bastos, da rede municipal de ensino de Porto/PI, foi selecionada e alunos da escola participarão de um curso de robótica do Programa Robótica Espacial, projeto que é desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A inclusão da escola aconteceu após adesão realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto.

Todas as fases do curso acontecerão de forma 100% virtual e a metodologia de ensino é inspirada em um projeto da Nasa (National Aeronautics and Space Administration) chamado Artemis. A iniciativa conta também com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Este é um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica, que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica e tem como objetivo preparar crianças e jovens para um futuro ainda mais tecnológico.

Cada fase do curso/jogo busca desenvolver nos participantes habilidades e competências ligadas a robótica, inovação, física, matemática, ciências, engenharia mecânica, mecatrônica, elétrica e eletrônica tudo de forma intuitiva.