Cidade de Porto, 19 de abril de 2024

Secretaria Municipal de Saúde de Porto realiza vacinação contra o sarampo

O Brasil registrou nos últimos 90 dias, 2.753 casos confirmados de sarampo em 13 estados

A Prefeitura de Porto, através da Secretaria Municipal de Saúde, avisa a toda população que está realizando vacinação contra o sarampo na população a partir de 9 meses até 49 anos de idade. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Enfermeiro Murillo Sotero, os portuenses deverão procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e não esquecer de levar o cartão SUS e cartão de vacinação. A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.

FIQUE SABENDO:
Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. Mesmo quando o paciente não vai a óbito, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas do paciente.