Cidade de Porto, 24 de abril de 2024

Prefeitura de Porto realizou Conferência de Saneamento Básico

Como o tema: Saneamento Básico “Um Direito de Todos”, a Prefeitura Municipal de Porto/Pi, que tem como gestor o Prefeito profº Dó Bacelar, realizou nesta terça-feira, 18 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico. A Conferência foi composta de plenária com debates e votações e teve entre seus objetivos, apresentar a política municipal de saneamento básico à comunidade, bem como seus instrumentos, assim como sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas, planos e desafios do Saneamento Básico – PMSB em Porto.

BASTANTE PARTICIPATIVA
O evento teve a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade portuense. O Prefeito profº Dó Bacelar participou da Conferência, assim como os vereadores Antonio Geronço, Sitonho e João Bacelar, Secretários Municipais, Técnicas representando a FUNASA, representantes da FUNPAPI(Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí), Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Profissionais da Saúde e Educação, Sindserm, ACAMP, Igreja Católica e Evangélica, além de moradores das comunidades da zona rural.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
No início a Conferência, a profª Cremilda Mendes cantou o Hino Municipal de Porto, com acompanhamento musical do cantor Francisco Mirante. O bailarino Saraiva Nascimento fez uma apresentação de ballet contemporâneo. O jovem Enfermeiro Murillo Sotero, proferiu uma palestra sobre a importância de saneamento básico para a população.

OBJETIVO
A Conferência Abordou temas do Saneamento Básico, considerando os programas, projetos e ações para a melhoria da prestação dos serviços públicos de saneamento, discutidas nas audiências dos quatro componentes: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Drenagem e Manejo das Águas Pluviais.

PLANO APROVADO
A Engenheira Mairla Teles, da FUNPAPI, fez a apresentação da versão final do Plano Municipal de Saneamento Básico, mostrando para os participantes, os resultados das audiências, diagnósticos, projeto e ações contidos no PMSB. Ao término da apresentação do Plano, representantes de diversos segmentos votaram e aprovaram por unanimidade o Plano Municipal de Saneamento Básico(PMSB) de Porto.