Cidade de Porto, 28 de março de 2024

Prefeitura de Porto realiza abertura oficial do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura Municipal de Porto, através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizaram na tarde desta segunda-feira(09), a abertura oficial do Programa Saúde na Escola (PSE 2018), com o objetivo de planejar as ações para esse 2° ciclo que se estende até abril do ano 2019. Segundo a Coordenadora do PSE da Educação, Nutricionista Monalyse Magalhães, a importância do PSE é implementar ações de prevenção e promoção de saúde e visando promover a valorização da auto estima, resgate da relação familiar e melhorias na qualidade de vida de todos os envolvidos no ambiente escolar.

A coordenadora da Saúde do PSE, Assistente Social Nathália Aguiar, falou que o programa preconiza o desenvolvimento de ações de saúde com os educandos, com o objetivo de redução das vulnerabilidades sociais e melhoria de condições de vida, no intuito de reduzir índice de evasão escolar e da intermitência de frequência por problemas de saúde.

A reunião contou com a participação do Secretário de Saúde Dr. Antonio Costa, da Secretária de Educação Profª Ivanete Rocha, da coordenadora do PSE Nathália Aguiar, da coordenadora da Educação do PSE Monalyse Magalhães e cerca de 60 profissionais dentre eles, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e agentes municipais de saúde.

O Programa Saúde na Escola atende cerca de 4.337 mil alunos em Porto em 27 escolas e creches municipais e duas estaduais, com ações como atividade física e de lazer, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos e prevenção das violências e dos acidentes.

Na área da saúde, estão previstas para este 2° ciclo ações de saúde bucal e aplicação tópica de flúor, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, promoção da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração, direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS, promoção da saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração e saúde mental.