Cidade de Porto, 19 de abril de 2024

Prefeito e Secretária de Educação de Porto participam de encontro na APPM para adesão à BNCC

O prefeito de Porto e vice-presidente da APPM, Prof. Dó Bacelar(Progressistas), juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Profª Ivanete Rocha, e as técnicas da SME, professoras Silvana Silva e Juliene Lima, participaram na manhã desta sexta-feira, 20/04, de solenidade de oficialização da pactuação dos municípios ao regime de colaboração com o Estado por meio de um documento formal afim de potencializar o comprometimento dos diversos entes com o regime e a continuidade da implementação da BNCC(Base Nacional Comum Curricular). O Prefeito Prof. Dó Bacelar fez a abertura oficial do encontro.

O encontro aconteceu na Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais(APPM) e foi realizado pela Seduc/PI em parceria com a União Nacional dos dirigentes Municipais de Educação(Undime) e Fundação Lemann. No evento, os secretários de educação dos municípios do Piauí, fizeram uma ampla discussão sobre a implantação da BNCC. A responsável por passar as informações da BNCC aos gestores municipais veio de Brasília. A professora Cleuza Repulho, consultora da Fundação Lemann, ministrou palestra sobre “Habilidades, Competências e o Direito de Aprender na BNCC”.

Foi apresentado aos secretários municipais de educação a importância de adesão à Base, para que eles tenham conhecimento do pacto em regime de colaboração com o estado conforme a portaria 331 do dia 5 de abril deste ano.  Por lei, até fevereiro de 2019 a BNCC deve ser implantada em toda a rede de ensino do país e o Piauí está à frente nas etapas.  Na ocasião também foram entregues aos secretários os termos de adesão à BNCC, a partir deste documento os municípios se comprometem em implantar a Base nas escolas.

SOBRE A BNCC
A BNCC é uma espécie de documento que vai orientar qual conteúdo deverá ser abordado em sala de aula de uma forma uniforme nas escolas do país para que evoluam juntas. A implantação da base se tornou lei através da resolução de número 2 do Conselho Nacional de Educação.