Cidade de Porto, 29 de março de 2024

Prefeito Dó Bacelar e vice-prefeito Elias Pessoa participam do “Busca Ativa Escolar” na zona rural de Porto

Por: Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)

O Prefeito de Porto, Prof. Dó Bacelar, o vice-prefeito Elias Pessoa, os Secretários Municipais Ivanete Rocha (Educação), Murillo Sotero (Saúde) e Orlando Paiva (Comunicação), juntamente com profissionais da Educação e um representante do Conselho Tutelar, participaram na manhã deste sábado, 06/02, do mutirão de mobilização da campanha “Busca Ativa Escolar”, na localidade Pé do Morro, zona rural de Porto/PI.

A Prefeitura Municipal de Porto, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na última semana o “Busca Ativa Escolar”, que é uma das estratégias do “Fora da Escola Não Pode!” e será através desta ação que o município irá combater a exclusão escolar.

“Esse ano a Secretaria Municipal de Educação normatizou a Busca Ativa Municipal, para que possamos ir ao encontro dos nossos alunos, que durante o ano de 2020, ficaram afastados da escola devido à pandemia. Então com essa estratégia, a Secretaria de Educação tem como objetivo localizá-los para que assim possamos evitar o alto índice de evasão escolar, trazendo-os para nesse momento dentro da escola, de acordo com a normativa baixada pelo Município” – Destaca a Secretária Municipal de Educação, Profª Ivanete Rocha, acrescentando para que desta forma essas crianças possam ter a oportunidade, num momento mínimo dentro da sala de aula, com todos os profissionais, seguindo todos os protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária do município, com o apoio total da Prefeitura de Porto.

De acordo com o Prefeito Municipal, Prof. Dó Bacelar, “Está sendo uma honra participar desse grande movimento que a Secretaria de Educação está fazendo em prol das crianças de Porto, para voltar a inseri-las no processo de ensino-aprendizagem presencialmente, dentro da escola, para ter esse contato de novo com o professor, já que Porto hoje é um município de ter zero casos ativos na Covid. E nós vamos fazer essa forma de educação moderna, nesses tempos de pandemia, mas com a presença da criança na escola” – destaca o gestor municipal.

O vice-prefeito Elias Pessoa, frisa que “Esse trabalho é importantíssimo da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com outras secretarias, para trazer o aluno de volta à escola e o que percebemos é que o aluno deseja voltar às atividades escolares presenciais, os pais também tem esse interesse e nossa gestão oferece uma educação de qualidade e com segurança nesse período de pandemia. E queremos isso, que nossos alunos se desenvolvam, tenha essa capacidade de crescer na sua escolaridade e a Educação da Prefeitura de Porto está fazendo esse trabalho de trazer os alunos de volta para as escolas.”

O Secretário de Saúde, enfermeiro Murillo Sotero, que é parceiro nessa campanha, fala que a Saúde está dando total apoio nas questões sanitárias, neste momento de retorno das aulas presenciais da rede municipal. “Quero dizer aqui que nosso município está estabilizado em relação à Covid-19, está apto para a realização dessas aulas de forma híbrida e consequentemente em nossa visitas realizadas nas escolas, percebemos que as mesmas estão aptas de acordo com as normas sanitárias exigidas pelos órgãos controladores, bem como o Ministério da Saúde”.

De acordo com o Profº Júnior Lima, diretor da E.M. Nilo Rêgo, da localidade São Francisco e que atende as crianças da localidade vizinha Pé do Morro, essa pandemia serviu para distanciar os alunos das escolas, e esta Busca Ativa é de grande importância para que os profissionais da Educação estejam envolvidos e valorizando os alunos para com a escola e a Educação do município de Porto.

Texto: Orlando Paiva
Fotos: Oziel Nascimento e Orlando Paiva