Cidade de Porto, 23 de abril de 2024

Pluviômetro automático é instalado em Porto para monitorar índice de chuvas em tempo real

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(CEMADEN), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com a Prefeitura de Porto/Pi, instalou na cidade um pluviômetro automático, que vai monitorar o volume de chuva na cidade em tempo real, desta forma, sendo possível antecipar medidas preventivas em períodos de fortes chuvas. Apenas duas cidades do Piauí foram contempladas com este moderno aparelho, que custa em torno de 50 mil reais, que é autossustentável, tecnológico, equipado com placas fotovoltaicas.

É um aparelho de grande importância para Porto e região, pois contribui para o monitoramento e alerta de possíveis riscos de enchentes, entre outros desastres ambientais. Os dados ficam disponíveis de forma transparente para a sociedade no site da Cemaden(Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

O aparelho transmite dados a cada 10 minutos, onde esses dados são relevantes para o acompanhamento das chuvas, em tempo real, pelos profissionais da Sala de Situação do Centro, que juntamente com outras informações, auxiliam na análise de cenários de risco de desastres naturais e, consequentemente, na decisão pela emissão de diferentes níveis de alerta.

ACESSAR OS DADOS TEMPO REAL