Cidade de Porto, 28 de março de 2024

MERCOSUL: Porto recebe empresários nacionais e internacionais que realizarão investimentos na cidade

Texto: Jornalista Orlando Paiva (86)98106-6868
Fotos: Oziel Nascimento e Orlando Paiva

DIA HISTÓRICO
Chegou em Porto nas primeiras horas desta terça-feira, 26/11, uma comitiva de empresários que veio ao município através da Câmara de Indústria e Comércio do MERCOSUL, presidida pelo argentino Dr. Miguel Lujan Paleta. São empresários da China, Argentina, Santa Catarina e São Paulo. Eles irão realizar investimentos em diversas áreas na cidade, gerando vários empregos para a população, transformando a cidade em um verdadeiro polo de desenvolvimento econômico.

O Prefeito Prof. Dó Bacelar e a Diretora do Departamento Municipal da Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Porto, Neusa Macedo, os recepcionaram no aeroporto de Teresina e os acompanharam até o Hotel Mediterrâneo, onde estão hospedados em Porto.

Aconteceu uma solenidade oficial no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde foi feita a apresentação à equipe de gestão municipal com o Prefeito Prof. Dó Bacelar, vereadores e secretários municipais e demais convidados. Na oportunidade, o Prefeito Dó Bacelar falou da importância da vinda deste investidores ao município e os empresários falaram sobre o ramo de atuação de cada empresa.

Entre os investidores, está o chinês Dai Xiaokang, vice-presidente da Câmara Geral de Comércio e Desenvolvimento Econômico Internacional Brasil/China, assim como Shen Haiyou e Lin Yunjie, diretores da entidade citada.

Estão também na cidade, representantes da SISBRACON, empresa do Call Center, que irá gerar cerca de 2 mil empregos para os portuenses, começando a atuar já no mês de janeiro, de acordo com seus representantes empresários Leonardo Rodrigues, Tiago Arruda e o advogado Vinícius Rodrigues.

O consultor Anderson Kraft está representando a Cervejaria Brasil, com investimentos de aproximadamente 20 milhões de reais e que irá gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos na execução das obras e 90 empregos após a conclusão. Também está na cidade o Diretor de Relações Governamentais da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul, Lauri Alves.

Representando a empresa Dinâmique Empreendimentos, está o consultor Fábio Mocelin, da área de silos e armazenadora de grãos, com investimentos de aproximadamente 60 milhões de reais.

O empresário argentino Drº Gustavo Vullo, representa a empresa HQ Solutions, que irá atuar na área de softwares para infraestruturas, políticas públicas e planejamento.

Durante a semana, chegarão na cidade os empresários da Faculdade Brasil, que irá ofertar diversos cursos de forma presencial, Direito, Administração, Licenciaturas e Pós, empresário da energia solar(VEXPER), usina de energia renovável(SOLAR VITA), construtora, incorporadora e valorização(casas), montadora de móveis(HARPEX), centro tecnológico(PORTEC), entre outras.