Cidade de Porto, 29 de março de 2024

Cidade de Porto será contemplada com ações do Projeto Rondon

A cidade de Porto é uma das dez cidades do Piauí que será contemplada com ações desenvolvidas pelo Projeto Rondon, através do Ministério da Defesa. A solenidade de lançamento da Operação Parnaíba aconteceu na manhã desta terça-feira(15), no Palácio de Karnak e contou com a presença do governador do estado, Wellington Dias, vice-governadora, Margarete Coelho, do presidente da APPM, Gil Carlos, além de prefeitos e outras autoridades.

A Profª Lourdes Sousa, Secretária de Assistência Social, foi uma das autoridades presentes na cerimônia de lançamento do Projeto Rondon. Ela participou representando o Prefeito Profº Dó Bacelar. A cidade de Porto já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com a Operação Grão-Pará, na gestão do então prefeito Antonio Geronço.

A Operação Parnaíba iniciará em 2019 e contemplará mais de 10 municípios do estado. A iniciativa será realizada pelo Ministério da Defesa/Coordenação-Geral do Projeto Rondon em parceria com o Governo do Estado do Piauí e Municípios e com o apoio do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro. Contará também com a participação de Instituições de Ensino Superior(IES) oriundas de diversos estados do país.

Irão participar do projeto estudantes e professores universitários, em ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes. Cada município receberá por 12 dias dois grupos com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento divididas por:

Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e;
Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Projeto Rondon

Desenvolvido desde a década de 60 pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.