Cidade de Porto, 18 de abril de 2024

720 mulheres portuenses serão beneficiadas com exames de mamografia gratuitamente

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto, comunica que de 17 a 23 de agosto, a “carreta da mamografia” estará na cidade, realizando exames de mamografia gratuitos em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, com o objetivo de detectar de forma precoce o câncer de mama. Esta ação foi conseguida, através de esforços da Prefeitura com o Governo Federal. Serão 720 exames que serão ofertados e as interessadas, deverão procurar o agente comunitário de saúde de seu bairro para fazer o seu agendamento ou na própria Secretaria Municipal de Saúde de Porto.

ATENÇÃO:
No dia do exame, as mulheres deverão levar os seguintes documentos: Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

É importante as mulheres realizarem este exame, tendo em vista que é possível, através dele, detectar precocemente quaisquer alterações mamárias que possam ocorrer.  A partir deste exame, é possível identificar lesões benignas ou malignas, que geralmente surgem como nódulos.

O exame é realizado através de um aparelho de raio-x específico: o mamógrafo. O mamógrafo é capaz de identificar nódulos e calcificações antes mesmo de ser possível identificá-los através da palpação, portanto, a mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.